HOME  

REVISTA DO ISAT


A Revista do ISAT (ISSN: 1679-4540) foi uma publicação impressa do Centro de Estudos, Extensão, Pesquisa e Produção Acadêmica do Instituto Superior Anísio Teixeira (ISAT). Seu primeiro número veio à luz em dezembro de 2003 e o último (Número 6) no segundo semestre de 2006.

Diversos profissionais da mais alta estirpe passaram pela Revista do ISAT, na qualidade de Editores, membros do Conselho Editorial e Colaboradores. A Revista do ISAT publicou diversos artigos nas áreas de Língua e Linguística, Literatura, e Tradução e Interpretação. Futuramente, pretendemos disponibilizar on-line os artigos publicados na versão impressa.

A partir de agosto de 2014, a Revista do ISAT passou a ser publicada em versão on-line (www.isat.edu.br) com o título de Revista Eletrônica do ISAT (ISSN: 2236-9155), sob a coordenação do Prof. M. José Manuel da Silva. Para diferenciar da edição impressa, a Revista Eletrônica do ISAT começa novamente do Número 1. Esperamos que ela continue, nesta nova versão, a atender os anseios de nossa comunidade acadêmica.

Para registro, seguem algumas informações do Número 1 da versão impressa da Revista do ISAT que deixam clara a proposta da revista (ontem e hoje), além de mencionar os expoentes que a iniciaram.

Revista do ISAT
Editor Responsável: Vera Lúcia Teixeira da Silva
Coordenadora/Organizadora: Lúcia Rottava

Comissão Editorial
Alexandre Souza da Silva
Ana Célia Penha Dias dos Santos
Lúcia Helena Sgaraglia Manna
Maria do Rosário Roxo
Pablo Daniel Andrada
Reynaldo José Pagura

Conselho Editorial
Douglas Altamiro Consolo – UNESP / São José do Rio Preto
Iza Quelhas – UERJ / FFP
Leila Darin – PUC-SP
Leonardo Pinto Mendes – ISAT / UERJ
Lia Wyler – PUC-RJ
Marcia Paraquett – UFF
Maria Lúcia Ortiz Alvarez – UNB
Mariangela Rios de Oliveira – UFF
Silvio Renato Jorge – UFF
Sulany Silveira dos Santos – UNIJUÍ
Vera Lúcia Teixeira da Silva – ISAT / UERJ
Victoria Wilson – UERJ / FFP

Editorial do Número 1 (versão impressa)

O Instituto Superior Anísio Teixeira (ISAT) lança esta série de artigos marcando a publicação do primeiro número de sua revista: Revista do ISAT.

A Revista do ISAT é uma publicação semestral do Centro de Estudos, Pesquisa, Extensão e Produção Acadêmica do Instituto Superior Anísio Teixeira. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, de cunho teórico e aplicado sobre questões ligadas à tradução, ao ensino de línguas, tanto materna quanto estrangeira, à linguística, à literatura e à educação em geral.

A Revista do ISAT destina-se a professores e acadêmicos interessados em leituras de trabalhos de pesquisas recentes nas áreas cobertas pela revista.

Esta revista vem consolidar uma parte importante das atividades do ISAT.

Lucia Rottava
Coordenadora Executiva

Apresentação do Número 1 (versão impressa)

O ISAT é uma instituição de ensino superior que dá os seus primeiros passos. Escolheu, como cenário de sua atuação, a cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Sua visão é ser a primeira opção no mercado do ensino de línguas na cidade, transformando-se num grande centro de criação, transmissão e renovação de conhecimentos nas áreas do ensino livre e universitário. Sua missão é oferecer serviços com tal qualidade que mereçam ser citados como referência, alcançando sempre altos índices de satisfação dos alunos.

São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do Estado e uma das quinze com maior número de habitantes no Brasil. Embora seja uma comunidade de renda per capita baixa, apresenta um potencial enorme de crescimento em todas as áreas, inclusive no campo do ensino superior. Contando com apenas 113 anos de emancipação política, apresenta enormes oportunidades de atuação em todos os setores. Aqui, quase tudo está por se fazer.

Nesta rica realidade estamos amarrando o nosso trabalho. O ISAT não foi criado para ser mais uma possibilidade universitária, mas para se transformar num centro de excelência na área em que se insere, o estudo das línguas. Ligado ao ICBEU, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, já conta com uma experiência vitoriosa de mais de quarenta anos. Com apenas seis meses de atuação, já implantou todos os seus colegiados, conta com a representação discente e da comunidade, definiu suas linhas de pesquisa e de extensão, fechou parcerias com todos os municípios do entorno e com as maiores empresas locais, realizou encontro de professores de línguas com a presença de expressivos conferencistas vindos de diversas partes do país. Em lugar de buscar ser uma faculdade grande, prefere se qualificar para ser uma grande faculdade.

Seu quadro docente é ativo no terreno do ensino, da pesquisa e da extensão. Daí a razão desta publicação. Ela será o canal de socialização do trabalho realizado pela comunidade do ISAT, permitindo levar aos colegas de todo o Brasil o resultado de nossas pesquisas e o fruto de nossa reflexão acerca do que estamos realizando. O trabalho universitário não pode se limitar à transmissão de conhecimentos e informações. Ainda que tal transmissão seja de alta qualidade, ainda é muito pouco. A criação e a socialização de novos saberes devem ser a base e, ao mesmo tempo, a cúpula do nosso edifício. A Revista do ISAT, ora lançada, permite que fechemos a construção. Um ensino desenvolvido à luz de uma profunda, lúcida e rica reflexão vai ser assunto de suas páginas, propiciando a troca de experiências com todos aqueles que participam do ideal de uma universidade capaz de ser agente de revolução da sociedade através do poder das ideias.

Helter Jerônymo Luiz Barcellos